Galeria Virgilio celebra 10 anos de atividade com mostra coletiva

Douglas de Freitas seleciona 60 obras recentes de 30 artistas
representados pela galeria dirigida por Izabel Pinheiro.
Abertura no dia 13 de junho, quarta-feira, às 20 horas

A Galeria Virgilio abre a mostra comemorativa Galeria Virgilio – 10 anos no dia 13 de junho, quarta-feira, às 20 horas. A grande coletiva tem curadoria de Douglas de Freitas e ocupa todos os espaços expositivos da galeria com cerca de 60 obras de 32 artistas. São pinturas, desenhos, fotografias, gravuras, objetos, vídeos e instalação, muitas delas inéditas ou jamais expostas comercialmente.

Participam da coletiva: Alberto Bitar, Amália Giacomini, Ana Brengel, Ana Sario, Armando Queiroz, Biassino Gesualdi, Claudio Matsuno, Deborah Paiva, Denise Milan, Diego Belda, Diogo de Moraes, Fábio Okamoto, Fernando Burjato, Fernando Vilela, Ilana Liechtenstein, João Paulo Leite, Júnior Suci, Luciano Zanette, Marcelo Comparini, Marcelo Solá, Martinho Patrício, Mônica Rubinho, Osmar Pinheiro, Paulo Jares, Rafael Pagatini, Renata Pedrosa,
Reynaldo Candia, Rosana Paulino, Sidney Philocreon, Solon Ribeiro e Tatiana Ferraz.

Considerando o volume, a diversidade da produção ou mesmo o número de artistas em questão, Douglas evitou usar obras de acervou ou mesmo fazer um recorte específico, debruçando-se sobre portifólios recentes e visitando ateliês para fazer suas escolhas. “Mais que uma simples reunião de obras dos artistas da Virgilio, esta exposição traz a possibilidade de se estabelecer um diálogo entre produções distintas, apresentando trabalhos inéditos ou emblemáticos da produção desses artistas”, atesta o jovem curador.

Primeira década

Ao longo dos dez anos de atividade, a Galeria Virgilio realizou mais de 150 exposições, por onde passaram aproximadamente 300 artistas, participou de feiras nacionais e internacionais. Direcionada para a produção de jovens artistas contemporâneos e artistas que surgiram principalmente a partir dos anos 80 que consolidaram presença no cenário da arte contemporânea brasileira. Dirigida por Izabel Pinheiro, casada com o artista plástico Osmar Pinheiro, falecido do em 2006, a galeria se insere no circuito paulistano e brasileiro como referência genética de uma talentosa geração de criadores. Prolífica, a galeria Virgílio se une ao centro cultural b_arco dirigidos pelos filhos, um espaço cultural hoje de referencia de produção de conhecimento e cultura. A Virgílio se unindo ao centro cultural b_arco tem como objetivo não apenas uma relação comercial, mas também educativa e institucional, buscando uma sinergia com profissionais das áreas de cinema, fotografia, filosofia, literatura, artes cênicas e performáticas.


GALERIA VIRGÍLIO
10 ANOS

Inaugurada em 2002 por Izabel Pinheiro no número 426 da Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, onde funcionava um conjunto de ateliês de artistas, a Galeria Virgílio passou a organizar exposições na tentativa de se firmar como mais um local dedicado à arte na cidade de São Paulo.

Representando artistas que começaram a produzir a partir dos anos 1980, com especial atenção à produção de nomes em início de carreira, passaram pela Virgílio nos últimos 10 anos aproximadamente 300 artistas em mais de 150 exposições entre coletivas e individuais. Trabalhos memoráveis ocuparam esse espaço, com destaque às instalações, que a arquitetura “inapropriada” para os padrões normalmente adotados para a exibição de arte parece suscitar.

Em 2006 a Galeria Virgílio ganha força com o centro cultural b_arco, idealizado pelo artista plástico Osmar Pinheiro, marido de Izabel, e concretizado pelos filhos do casal. Instalado na casa ao lado, o b_arco passa a funcionar em conjunto com a Galeria, oferecendo espaço para apreciação da arte, e também para formação e reflexão, trazendo uma movimentação incomum para as galerias de arte.

A presente exposição apresenta um panorama do que é produzido pelos artistas representados pela Galeria Virgílio atualmente, entre obras inéditas e mais antigas que se articulam possibilitando novos olhares sobre as respectivas produções. Complementa a exposição um caderno que, disponível para consulta, apresenta uma seleção de trabalhos desses artistas e a listagem de exposições realizadas pela galeria, com destaque para as instalações, sempre incentivadas e marca registrada deste espaço. Mais que uma exposição, essa coletiva é uma comemoração aos 10 anos de atuação da Galeria, não apenas no mercado de arte, mas principalmente no circuito de arte.

Douglas de Freitas


Evento: Galeria Virgilio – 10 anos, exposição coletiva
Abertura: 13 de junho, quarta-feira, a partir das 20 horas
Período expositivo: de 14 de junho a 20 de julho de 2012


Local: Galeria Virgilio
| Entrada livre e franca
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426 Pinheiros, São Paulo SP
Segunda a sexta, das 10 às 19h
Sábados e feriados, das 10 às 17h

rua dr. virgilio de carvalho pinto 426 Pinheiros | 05415-020 | São Paulo SP | +55 (11) 2373.2999