Pega e anuncia, mostra individual de Marcelo Comparini

Em sua primeira mostra individual Pega e anuncia, o artista Marcelo Comparini apresenta cerca de 30 óleos sobre tela, e provoca um estranhamento a partir do desenvolvimento de temas que oscilam entre o banal e o insólito, criando volumes por planos de cores rebaixadas e de pinceladas duras.

Segundo texto de apresentação de Rafael Campos Rocha, “a pintura de Marcelo Comparini é o campo de batalha reflexivo de todas as atividades que o artista desenvolve, que vão da restauração de instrumentos musicais à culinária, passando pela manufatura de roupas, o trabalho de mestre-de-obras, até a videoarte”.

Para Rocha, o estranhamento da obras do artista não deriva de elementos bizarros, mas de uma relação dual entre elementos familiares como imagens aleatórias do Google, frames de televisão, projetos e objetos pessoais e a sua representação.

Marcelo Comparini (Franca, 1980)
Vive e trabalha em São Paulo. Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos em 2003, trabalhou como cenógrafo em teatro, em pós-produção cinematográfica, coordenou o Ateliê 397 realizando exposições entre 2007 e 2009. Atualmente, produz pinturas para ilustrar do caderno Ilustríssima, da Folha de S. Paulo. Participou da mostra coletiva 397 em 2006, do programa de exposições Temporárias no Museu Victor Meireles em 2009, 7a Bienal do Mercosul e Imóvel, realizada no Edifício Copan, em 2011.


Um mundo dentro do nada, individual da artista Deborah Paiva

A artista Deborah Paiva apresenta 8 pinturas a óleo sobre telas de grandes formatos, em mostra de caráter totalmente figurativo, onde convida o espectador a adentrar a prórpia intimidade a partir de personagens retratados em situações cotidianas.

Embora a figura humana seja a personagem principal desse conjunto, as personagens aparecem de costas ou de lado. É uma maneira de diluir sua importância na cena, servindo de contraponto para as formas, paisagens, objetos que aparecem ofuscados por intenso branco.
A paleta rebaixada, ora rica em lilases, azuis e diversos temperamentos de cinza, suspende o conjunto em campos de cor sinuosos e convidativos.

Na presente série, a pesquisa formal e o uso da cor estão a serviço de uma poética que não se desvela à primeira espreita, que ela demanda o tempo do despojamento e da busca por essencialidades. Um mundo dentro do nada não trata do vazio a que em princípio remete seu título, mas de solenidade, de preenchimento e de descobertas íntimas.

Deborah Paiva (Campo Grande, 1950)
Vive e trabalha em São Paulo. Formada no Curso de História USP. Artista plástica desde a década de 1990, expôs nos principais espaços culturais de São Paulo (MAM SP, Paço das Artes, Centro Cultural São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia; ITAU Galeria) e de outras capitais (Palácio das Artes, BH; MAM Bahia; MAC, Niterói; FUNARTE, Rio e São Paulo). Realizou exposições individuais em espaços institucionais - CCSP (1990); Itaú Galerias (1995); Centro Universitário Maria Antonia (2003) e em Galerias de Arte – Galeria Marilia Razuk (1997, 1999, 2005); Galeria Virgilio (2010). Participou de exposições coletivas importantes como PANORAMA DA ARTE (MAM edição 1997, curadoria de Tadeu Chiarelli). Nessa trajetória contou com textos dos críticos: Lorenzo Mammi (1995); Tadeu Chiarelli (1996); Alberto Tassinari (1997), Juliana Monachesi (2003), Juliana Moreira (2010). Trabalhou no educativo da 29ª Bienal de São Paulo (2010), dando palestras sobre Arte Contemporânea para professores e público em geral. Realiza o curso “Ateliê Livre: Pintura Contemporânea” no Instituto Tomie Ohtake.


Evento: exposições individuais de Deborah Paiva e Marcelo Comparini
Abertura: 07 de março, Quarta-feira, a partir das 20 horas
Período expositivo: de 07 de março a 31 de março de 2012


Local: Galeria Virgilio
| Entrada livre e franca
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426 Pinheiros, São Paulo SP
Segunda a sexta, das 10 às 19h
Sábados e feriados, das 10 às 17h

rua dr. virgilio de carvalho pinto 426 Pinheiros | 05415-020 | São Paulo SP | +55 (11) 2373.2999