Huasipichay é uma festa, um encontro, um convite. No mundo andino, o termo (etimologicamente Huasi- casa, Pichay- varrer, ou limpar) é utilizado para celebrar uma abertura: a inauguração e limpeza de uma casa após um processo comunitário ou mutirão.
Uma casa é um lugar de confluência. A unidade básica da cidade, o átomo urbano e também um refúgio pessoal que pode ser compartilhado.

Neste projeto, o conceito de Huasipichay foi adotado como o detonador para um processo de colaboração entre os participantes, a partir de seus universos pessoais. Além disso funciona como método de inter relação pelo qual os diferentes entornos individuais se cruzam e se contaminam. Neste cruzamento se produzem leituras socio-culturais provenientes de duas latitudes diferentes: Uma na altura dos Andes e outra, quase ao nível do oceano Atlântico.

Este (des)envolvimento começou em Setembro de 2010, numa "casa" virtual- www.huasipichay.org- e desemboca na presente exposição, como um primeiro recorte deste processo. Durante este caminho se deram várias apropriações do material mostrado na web e desta maneira a comunicação acontece em diferentes níveis de linguagem.

Huasipichay põe em discussão as relações de poder na arte contemporânea, que são objeto de constante reflexão e debate por serem relações desprovidas de atualidade e coerência com as necessidades que se evidenciam no presente.
As instituições artísticas internacionais de maior renome, tanto privadas quanto públicas, tem legitimado e até certa medida, conduzido os sentidos que são perseguidos pelas esferas latino-americanas.
Por isso esta proposta tenta abrir campos auto gestionados com modelos de distribuição próprios e se estender como um método de intercâmbios curtos nas cidades em que os participantes habitam, utilizando suas próprias casas como lugar de hospedagem e conjunção.

www.huasipichay.org

ABERTURA: 10 de maio às 20h
- performance de Juan Pablo Ordoñez às 21h
- performance sonora de Paúl Rosero C. às 21:30h

ARTISTAS CONVIDADOS
Ana Paula Oliveira
Pablo Gamboa
Claudio Matsuno
Eduardo Verderame
Juan Pablo Ordoñez
Fabiano Kueva

MESA REDONDA COM OS ARTISTAS
13 de maio às 20h

APRESENTAÇOES DE PROJETOS dos artistas de Huasipichay
14 de maio às 19h

HUASIPICHAY É UM PROJETO DE
Paúl Rosero Contreras e Leopoldo Ponce.

CONCEITO, COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO
Paúl Rosero Contreras e Leopoldo Ponce ® 2011

DESIGN GRÁFICO
Adrián Balseca


Abertura: Terça-feira, 10 de maio de 2011 às 20h
Exposição: de 11 de maio a 05 de junho de 2011
Segunda a sexta, das 10 às 19h
Sábados e feriados, das 10 às 17h

rua dr. virgilio de carvalho pinto 426 Pinheiros | 05415-020 | São Paulo SP | +55 (11) 2373.2999