Fotógrafo paraense traz a São Paulo a série Luz, exibindo dez
fotografias que singularizam uma noite de chuva em Copacabana.
A mostra tem abertura no dia 9 de junho e fica em cartaz até
o dia 03 de julho em São Paulo. Entrada gratuita

A Galeria Virgilio inaugura no dia 09 de junho, quarta-feira, às 20 horas, a mostra Luz do fotógrafo Paulo Jares. Na individual, o artista paraense, radicado no Rio de Janeiro, apresentada 10 fotografias em ampliações de 70 x 105 cm. A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz no andar térreo da galeria até o dia 03 de julho.

Não há nada de espetacular nas fotos da chuva. Não há raios nem grandes nuvens, apenas reflexos de luz (constelações?) num asfalto qualquer de Copacabana. Os posicionamentos heterodoxos da câmera do artista, suas escolhas pictóricas, contudo, singularizam elementos da cidade, até mesmo a chuva, fenômeno mais que banal para um fotógrafo nascido em Belém. A mirada em direção chão da rua não busca o registro da intempérie tropical, mas instantes inefáveis em que Paulo entrevê poesia na água que reflete a luz de um poste.

Egresso do fotojornalismo, o artista fez a mudança do registro épico, verista, para o lírico, não só trocando suas lentes e mudando seus percursos pelo mundo, mas sobretudo, reeducando seu olhar para os detalhes dos lugares aonde passa. A série ora apresentada é o resultado do trabalho de apenas uma noite, entretanto, é a manifestação de um longo ato de contemplação de quem perscruta o ambiente em busca de singelezas. A série ganha ares de abstração à medida que o enquadramento e a edição pouco indiciam o momento e tampouco o local do instante fotográfico.

Segundo o crítico e curador Paulo Sérgio Duarte, a fotografia de Paulo Jares é marcada por fortes e inteligentes oposições cromáticas em recortes das coisas e acontecimentos urbanos em que a figura humana está sempre ausente. Para ele, a produção do artista direciona o olhar para o chão e lugares que pouco prestamos atenção, desviando-se do horizonte.

Décio Hernandez Di giorgi


Entrevista: Impressões sobre a série Luz - Bate-papo entre Paulo Jares e Guy Amado

Paulo Jares - Luz
Abertura: 09 de junho de 2010, quarta-feira, a partir das 20 horas
De 10 de junho a 03 de julho


Local: Galeria Virgilio
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426 Pinheiros São Paulo SP
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábados, das 10 às 17h
Entrada franca

rua dr. virgilio de carvalho pinto 426 Pinheiros | 05415-020 | São Paulo SP | +55 (11) 2373-2999