Abertura: terça-feira, 11 de novembro às 20hs
Exposição: 12 de novembro a 04 de dezembro de 2008


segunda a sexta das 10 às 19hs
sábado e feriados das 10 às 17hs


Projeto ‘Gabinete’ inaugura na Galeria Virgílio

Depois de passar por Pernambuco, evento ganha versão paulistana

Abre no dia 11 de novembro, partir das 20h, na Galeria Virgílio, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o projeto 'Gabinete', exposição coletiva itinerante, que se modifica de acordo com o lugar onde acontece, incorporando novos artistas e obras. Na versão paulistana, a própria mostra se modificará, durante a sua duração, com a incorporação e modificação de obras em processo.

A exposição é protagonizada pelos artistas Diogo de Moraes, Fábio Tremonte, Rafael Campos Rocha, Daniel Steegmann e Marcelo Comparini além dos convidados Mariane Abakerli, Jac Lerner, Patrícia Pisanelli, Tatiana Ferraz, Rubens Mano, Henrique Oliveira entre outros. Muitos desses artistas participam de forma involuntária, já que fazem parte das coleções particulares de outros artistas como Marcelo Comparini e Rafael Campos Rocha.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 04 de dezembro, tem o aspecto de um gabinete de curiosidades, sem demarcação autoral das obras expostas (as legendas são obras autônomas, pouco explicativas e não estão distribuídas equitativamente) e conta com desenhos, esculturas, vídeos, fotos, instalações, pequenas anotações, publicações, textos teóricos e monitoria dos próprios artistas. Uma coleção das mais disparatadas atividades que se mostram como um devir, sem separações autorais, técnicas ou conceituais.

O elemento em comum entre as obras que pode ser apontado é o do estudo, da pequena reflexão, do esboço e do pensamento fragmentado e descentrado. Os limites entre obra acabada e estudo, assim como entre atividade artística e teórica, estrutural e institucional, são borrados, transformando o projeto em um comentário ao processo de especialização e alienação a que a sociedade contemporânea submete às pessoas, inclusive os próprios artistas plásticos.

Trajeto
O projeto já foi apresentado no Museu Murilo La Greca, em Recife, em julho de 2008, e tem como principal característica modificar-se conforme as especificidades do espaço e da seleção de artistas convidados. Desde 1999, Rafael Rocha organiza exposições coletivas em espaços alternativos ou institucionais, dentre eles as galerias alternativas Ateliê 397, no Brasil, e noó, na Espanha. Fábio Tremonte tem experiência em grupos artísticos e trabalhos coletivos, como o Empreza e Valderramas Project. Diogo de Moraes trabalha como artista e educador.


rua dr. virgilio de carvalho pinto 426 Pinheiros - 05415-020 São Paulo SP - (5511) 3062-9446 / 2373-2999 -