Calendar of events

Cena (2002), de Paulo D’Alessandro (Pinacoteca do Estado- São Paulo)

Nada é novo e tudo é diferente. Estou diante de uma Cena cinematográfica. Um instantâneo em movimento – as figuras seguem seu curso independentes de meu olhar. Só mesmo no cinema isso acontece: um plano geral em que cada figura “em seu lugar” faz alguma coisa sob o mando de um diretor. Mas não se trata de cinema: é fotografia. Não houve nem um “gravando!”, nem um “corta!” alertando essas pessoas sobre o filme em processo. O instante aconteceu sob o olhar do fotógrafo? Ou o fotógrafo – surpreso? expectante? preciso? “sem querer” ? - captou o instante em que as tantas figuras da Cena parecem ensaiar uma cena em que não há dois olhares focando na mesma direção? Enquanto isso, o meu olhar ora se agita em torno de todos e tudo, ora pausa sobre um detalhe da cena, um gesto. Como sossegar minha vista? Todas as figuras apelam à minha atenção, o cenário completa os gestos e cada micro-cena me conta uma história. É isso ! Meu agito é porque preciso saber mais do tanto que já está diante de meus olhos. E minha imaginação vai tomando corpo. Falta pouco para começar a escrever essa acontecência!
( Maria Helena Martins - São Paulo, 24 de maio de 2017)

* Antilogias: O Fotográfico na Pinacoteca
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2
Até 7/8
pinacoteca.org.br


Título da exposição: Recanto
Artista: Felipe Góes
Curadoria: Celso Filho

Informações
O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal Uberlândia recebe entre os dias 23/06 e 19/08/17 a exposição individual “Recanto” do artista paulistano Felipe Góes (1983). A exposição conta com aproximadamente 20 pinturas realizadas com tinta guache e acrílica sobre tela e teve curadoria do jornalista e crítico de arte Celso Filho (1988) do Jornal O Estado de São Paulo - Estadão.

ENTRADA GRATUITA
Abertura: 23/6/2017 – 19:00
Visitação: 23/06/17 - 19/08/17
Horário: 2ª/5ª – 8:30 as 18:30 / 6ª – 8:30 as 21:00 / sábado – 10:00 as 17:00
Informações: (34)32319121 / (34)32317708

Recanto de Felipe Góes
Texto de Celso Filho

Felipe Góes faz parte de um grupo de jovens artistas brasileiros que se propôs a repensar a pintura de paisagem, consolidada como gênero pela tradição holandesa no século 16. Entretanto, longe de ser uma catalogação de espaços reais, o que está em jogo na mostra Recanto são sugestões de paisagens, representações imaginárias a partir de memórias visuais do artista.
Carregadas de uma mistura de tintas guache e acrílica, suas pinceladas constroem montanhas, estradas e campos alagados sob a luz do crepúsculo, que por vezes parecem referenciar o olhar dos românticos alemães no fim do século 18. Como nas formas dissolvidas de Guignard, esses elementos da natureza surgem e se confundem, recuperando paisagens que um dia Felipe presenciou.
As formações rochosas podem ser resquícios de sua residência artística no Arizona. Da vizinhança de seu ateliê na Barra Funda, em São Paulo, telhados que sugerem um ambiente industrial. Já vegetações robustas são reminiscência de sua passagem por Itaparica na Bahia.
Porém, Felipe não possui pretensões de mostrar o real. Sem títulos, suas telas apontam para um lugar íntimo, próprio de cada visitante. Como em recantos, esconderijos particulares, esses horizontes podem lembrar, por exemplo, a nostalgia de um fim de tarde no interior. Ou paisagens que remetem ao litoral brasileiro. O que há, propriamente, é um convite para interpretações de cada olhar.

Currículo do artista Felipe Góes
Felipe Góes (São Paulo, 1983) é formado em arquitetura na Universidade Mackenzie. Estudou pintura com Paulo Pasta, história da arte com Rodrigo Naves e filosofia da arte com Rubens Espírito Santo.
Realizou exposições individuais na Galeria Virgílio (São Paulo, 2016), Central Galeria de Arte (São Paulo, 2014), Phoenix Institute of Contemporary Art (Arizona, EUA, 2014), Galeria Transversal (São Paulo, 2013), Museu de Arte de Goiânia (Goiânia, 2012) e Usina do Gasômetro (Porto Alegre, 2012).
Participou das exposições coletivas “Mapping Spaces” (Kentler International Drawing Space, New York, EUA, 2016), “Projecto Múltiplo” (Havana, Cuba, 2015), “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal” (Araraquara, 2014 - patrocínio: PROAC-ICMS), “Arte Praia 2013” (Natal, 2013 - patrocínio: Funarte) e “20 e poucos anos - portfólio” (Galeria Baró, São Paulo, 2011). Participou de residências artísticas no Phoenix Institute of Contemporary Art (Arizona, EUA, 2014) e Instituto Sacatar (Itaparica, BA, 2012).
Site do artista: www.f-goes.com


Currículo do curador Celso Filho
Celso Filho (1988) é jornalista, com graduação em Jornalismo e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Desde 2014, é repórter de artes visuais do jornal O Estado de São Paulo (Estadão). Em 2016, foi aluno no curso de história da arte do crítico e curador Rodrigo Naves.

Apoio
Galeria Murilo Castro – Belo Horizonte/MG
www.murilocastro.com.br

Galeria Virgílio – São Paulo/SP
www.galeriavirgilio.com.br

Galeria Tina Zappoli – Porto Alegre/RS
www.brasilartegaleria.com.br

Galeria Roberto Alban – Salvador/BA
www.robertoalbangaleria.com.br

Imagens


Felipe Góes | Pintura 165, 2012 | acrílica e guache sobre tela | 80 x 150 cm


Felipe Góes | Pintura 263, 2015 | acrílica e guache sobre tela | 30 x 40 cm


Felipe Góes | Pintura 287, 2016 | acrílica e guache sobre tela | 140 x 245 cm (díptico)


Felipe Góes | Pintura 301, 2017 | acrílica e guache sobre tela | 35 x 40 cm


---------------------------






:: "O Agora, O Antes: uma síntese do acervo do MAC USP"
O curador Tadeu Chiarelli propõe um diálogo entre minha série "Meus
pequenos talentos" e o autorretrato de Modigliani.
Local: MAC USP Nova Sede, 7º andar
Link: www.mac.usp.br | www.juniorsuci.com
6 de abril de 2013 a 30 de dezembro de 2014

---------------------------







:: "Compulsão Narrativa"
Artistas que trabalham o desenho giram em torno da questão narrativa nas imagens
Local: SESC Vila Mariana
Link: www.sescsp.org.br | www.juniorsuci.com
7 de novembro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015

---------------------------


• O DESENHO NO ACERVO DO MACRS

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul inaugura na próxima sexta-feira dia 27 de junho de 2014, às 19h, a exposição Volúpia Construtiva – Prazer e Ordenamento em Desenho sobre Papel no Acervo do MACRS, apresentando 32 artistas da coleção do Museu, entre trabalhos históricos e aquisições recentes, com curadoria de Eduardo Veras, na galeria Sotero Cosme. Visitação até 10 de agosto.

Não é raro que o desenho e o gesto de desenhar apareçam associados à livre expressão criativa. Haveria uma espécie de ventura – um prazer, uma alegria – na experiência de meramente tomar um lápis e fazê-lo percorrer o espaço em branco.

Tampouco é incomum que o desenho seja compreendido como um dos meios mais eficazes para a formulação ou o desenvolvimento de uma ideia. O desenho se presta bem para arquitetar pensamentos. Não por acaso, seguidamente, apresenta-se como sinônimo de projeto.

Mais estranho é que essas duas forças – a glória de fazer brotar imagens no papel e a virtude da elaboração intelectual – sejam percebidas em alinhamento, correndo em um mesmo sentido. Daí o mote desta exposição.

Volúpia construtiva examina como, no mesmo plano, com frequência se combinam vetores que apenas na aparência estariam em oposição. Essa percepção emerge de uma pesquisa junto ao acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Não corresponde a um levantamento exaustivo da seção de desenhos dessa coleção, menos ainda equivale a um panorama da produção rio-grandense em torno dessa categoria de trabalhos ou de suas possibilidades expandidas. Propõe antes um recorte que sinaliza o convívio – por vezes tensionado – entre a volúpia criativa e o ordenamento construtivo.

Eduardo Veras
Professor do Instituto de Artes da UFRGS e
membro do Comitê de Curadoria e Acervo do MACRS

ARTISTAS PARTICIPANTES: ALEXANDRE COPÊS, ALEXANDRE MOREIRA, ANANDA KUHN, ANICO HERSKOVITS, CARLOS ASP,DUDI MAIA ROSA, EDUARDO HAESBAERT, EDUARDO KICKHÖFEL, EDUARDO NASI,EDU OLIVEIRA, ELAINE TEDESCO, ELLOAR GUAZZELLI FILHO, GERSON REICHERT, GISELA WAETGE, GUILHERME DABLE, JAILTON MOREIRA, JANDER RAMA, JOÃO LUIZ ROTH, JORGE MENNA BARRETO, LEÓN FERRARI, LUCIANO ZANETTE, MÁRCIA TIBURI, MARCOS FIORAVANTE, MARTA PENTER, MAYANA REDIN, MILTON KURTZ, ROGÉRIO LIVI, ROSELI JAHN, SONIA LABOIRIAU, TADAO ANDO, TERESA POESTER E VIVIANE PASQUAL.

SERVIÇO:
Abertura da exposição dia 27 de junho de 2014 às 19h.
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
Galeria Sotero Cosme, Rua dos Andradas, 736, 6º andar,
Casa de Cultura Mario Quintana
Visitação de 28 de junho a 10 de agosto de 2014.
Segunda das 14h às 18h, de terça a sexta das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados das 12h às 19h.
Informações: +55 51 3221 5900
www.facebook.com/contemporanears
www.macrs.blogspot.com.br
ENTRADA FRANCA

---------------------------



---------------------------




Queridos amigos,

Gostaria de convidar a todos para estarem comigo nesta terça-feira (21/01) às 19h, na Sala Nordeste de Artes Visuais da Funarte.

Será abertura de minha individual Porção, com curadoria de Douglas de Freitas. Este projeto foi primeiro colocado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea e marca minha estréia no Nordeste já que exponho pela primeira vez na região.

Mais informações no convite.
Carolina Paz
www.carolinapaz.com




---------------------------


ENTRE: CURADORIA A-Z
Curadoris: Ana Zavadil
Aberura dia 01 de outubro de 2013, terça-feira, às 19h
Local: Museu de Arte Contemporânea do RS
Rua dos Andrades 736 - 6º Andar
Casa de Cultura Mário Quintana - Porto Alegre RS
www.facebook.com/contemporanears
mcrc.blogspot.com.br


---------------------------
No próximo sábado, dia 10 de Agosto, abrirá no Museu AfroBrasil a mostra BRASILEIROS E AMERICANOS NA LITOGRAFIA DO TAMARIND INSTITUTE. Para quem não sabe, o Tamarind é considerado um dos melhores ateliês de litogravura do mundo. E teremos antes da exposição uma palestra com os artistas brasileiros que participaram do programa de intercâmbio: Eu, Sidnei Amaral e Thiago Gualberto, além da grata presença de Marjorie Devon, diretora do Tamarind, que vem especialmente para a inauguração da mostra. Não dá para perder!

Um abraço a todos,
Rosana Paulino

SERVIÇO:
MOSTRA: Brasileiros e Americanos na Litografia do Tamarind Institute.
QUANDO: Sábado, 10 de Agosto, 2013.
HORÁRIOS: 11:00 Encontro com os artistas e com Marjorie Devon,
diretora do Tamarind.
13:00hs Abertura da mostra.
LOCAL: Museu AfroBrasil. Parque do Ibirapuera, portão 10
www.museuafrobrasil.org.br


---------------------------


:: Ritos Baldios
Performance: Adalgisa Campos
10 de novembro, das 10h às 22h
11 de novembro, das 11h às 18h

Local: Subsolo do Paço das Artes
Av. da Universidade 1 - Cidade Universitária - São Paulo/SP, Brasil ritosbaldios.wordpress.com
www.pacodasartes.org.br
Entrada Franca


---------------------------
---------------------------

---------------------------

---------------------------

---------------------------



---------------------------


:: COMFLUÊNCIA/SP
Em setembro de 2011 a Galeria Quarta Parede abrigará a quinta edição do projeto Comfluência, iniciado por Gabriela Picoli, Luciano Zanette, Marcio Quadrado e Jerri Rossato Lima no Rio Grande do Sul, em 1998. É a primeira vez que o projeto acontece fora do estado de origem, provável sintoma dos deslocamentos dos próprios artistas. COMFLUÊNCIA/SP, que conta também com a participação de Marcelo Armani, mantém a diversidade de meios apresentados em 1998: fotografia, vídeo, música, pintura, escultura e instalação; assim como a liberdade pretendida de experimentação e a não vinculação compulsória a um tema prévio, mantendo apenas o aspecto de múltiplas convergências e a idéia primeira que motivou o projeto: fluência [qualidade do que flui; fluidez; característica do que é espontâneo; propriedade que têm certos corpos de se deformarem em função de uma tensão constante]. Talvez a natureza do projeto seja este jogo entre tensões externas versus os procedimentos dos artistas calcados nas noções de improviso, experimentação e despretensão, criando inusitadas interconexões e dialogando com os contextos através dos quais arte e vida acontecem indissociavelmente: confluência com fluência.
Luciano Zanette
[1973, Esteio, RS]. Vive e trabalha em São Paulo. Bacharel em escultura (2002) e mestre em poéticas visuais (2007) IA-UFRGS. Em 2007 recebe os Prêmios Açorianos de Artista do Ano de 2006 e Destaque Escultura. Participou do Programa Rumos Visuais 2008–2009 do Instituto Itaú Cultural (2009-10). Professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Galeria Quarta Parede
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 722 Vila Mariana - SP São Paulo
Abertura: Sexta, 02 de setembro de 2011 às 20h
Visitação: de 2 a 27 de setembro de 2011
2ª a 5ª das 14 às 18h e Sábado das 14 às 18h
www.galeriaquartaparede.com

---------------------------


:: Centro cultural b_arco e Galeria Virgilio
Convidam para conversa sobre a obra de Denise Milan com Irene Machado, mestra em comunicação e semiótica pela PUC-SP
Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto 426 Pinheiros - São Paulo SP
Data: Quarta-feira, 13 de julho de 2011 às 20h
Entrada Franca
Convite Virtual

---------------------------


:: Confrontos e Convergências na Arte Contemporânea Brasileira
Coletiva: Sidney Philocreon...
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro - Galerias 2 e 3
Av. Almirante Barroso, 25 Centro - Rio de Janeiro RJ
Curadoria: Daniela Name
Abertura: Segunda-feira, 11 de julho de 2011 às 19h

Visitação: 12 de julho a 28 de agosto de 2011
Terça a Sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 21h
www.caixa.gov.br/caixacultural
Convite Virtual

---------------------------


:: Museu Brasileiro de Escultura
"
outra_reação" - Luciano Zenette
Av. Europa, 218 Jd. Europa - São Paulo SP
Abertura: Quinta, 16 de junho de 2011 às 19h
Visitação: de 17 a 26 de junho de 2011
de Terça a Domingo, das 10 às 19h
www.mube.art.br

---------------------------


:: Projeto Cais
CAIS é um projeto realizado pelo POIS - coletivo formado por Claudia Paim, Luciano Zanette e Marcelo Gobatto. Sua origem acontece com a realização do vídeo Cais, em 2005, a partir de imagens de arquivo de trabalhadores de portos de Porto Alegre e Rio Grande e outras gravadas junto ao cais de Porto Alegre.
Com a projeção deste vídeo no porto de Buenos Aires, em 2006, o projeto desdobrou-se. A montagem do vídeo original vai sendo modificada com a inclusão de novas imagens realizadas em outros portos - lugares onde o vídeo é apresentado. CAIS, hoje, consiste em projeções públicas de um vídeo sempre em processo. São usados espaços urbanos que tenham relações com portos, mares, barcos e com o mundo do trabalho neles realizado.
Nesse projeto o vídeo é como um navio em trânsito: em cada parada desfaz-se de sua carga com as imagens sendo projetadas em um novo lugar. E em cada porto onde pára vai sendo carregado de novas imagens. As projeções funcionam como intervenções urbanas e as ações realizadas têm a forma de um atelier aberto: um acontecimento que gera conversas, encontros e a possibilidade de inclusão de novas histórias, imagens e falas. “Navegar é preciso, viver não é preciso”...

Local: ART ESTAÇÃO - Cassino - Rio Grande - Rio Grande do Sul - BR
Data: 28 de maio de 2011 às 17:30h
www.pontodeculturaartestacao.blogspot.com

---------------------------


:: Funarte Apresenta - Fernando Vilela
"
Caçada" - Deslocamemntos Gráficos
Funarte
Al. Nothmann, 1.058 São Paulo SP
Abertura: Sábado, 28 de maio de 2011 às 10h
Visitação: de 29 a 31 de maio de 2011
Segunda a Domingo, das 14 às 22h
Convite Virtual

---------------------------


:: SP ESTAMPA 2011 - Galeria Virgilio
"
Mar Comunicante" de Ana Alice Francisquetti
Exposição de Gravura em ferro - Galeria Virgilio
Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426 Pinheiros, São Paulo SP
Abertura: Terça-feira, 10 de maio de 2011 às 20h
Visitação: de 11 a 21 de maio de 2011
Segunda a sexta, das 10 às 19h
Sábados e feriados, das 10 às 17h

Convite Virtual

---------------------------


:: Exposição
"Som e Fúria"Renata Pedrosa
Museu Histórico de Santa Catarina
Praça XV de Novembro 227, Florianópolis, SC
Telefone: (48) 3028 8091 mhsc@fcc.sc.gov.br

Abertura: 07 de outubro de 2010 às 20:00h
Exposição de 08 de outubro a 31 de outubro de 2010

3ºf a 6ºf das 10h às 18h e sábados e domingos das 10h às 16h

---------------------------

:: Encontro
ENCONTRO ABERTO EM INCOMPLETUDES
COM O CURADOR, MARIO GIOIA, ARTISTAS DO ATELIÊ FIDALGA E DA COLETIVA
Quarta-feira, 13/10, das 20h às 22h15

A galeria Virgilio promove encontro aberto com o curador da exposição coletiva Incompletudes, Mario Gioia, artistas do Ateliê Fidalga e outros presentes na mostra. Será feita uma visita guiada com o curador e artistas da coletiva, uma conversa com três artistas do Fidalga presentes na exposição _Carla Chaim, Julia Kater e Maura Bresil_, além de um encontro com Ana Sario, também com obra na mostra e que ganhará a próxima individual na Virgilio. A entrada é franca.

---------------------------

:: Encontro
Edith Derdik a convite Michael Asbury e Susan Johanknecht da Camberwell Universidade de Londres, participa de encontro sobre livro de artista e livro objeto, onde também dará palestra sobre seu trabalho.
O encontro acontecerá no dia 2 de novembro de 2010.



:: Lançamento
A Livraria da Vila, a Editora C?Arte e a Editora Zouk
convidam para os lançamentos da autora Edith Derdik
"Conversa com a autora no Auditório"
Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915 V. Madalena - SP
07 de Outubro de 2010 às 18:30h
www.livrariadavila.com.br
Convite Virtual

---------------------------

:: Exposição
Pinturas – Fernado Burjato
Galeria Casa da Imagem
Rua Dr. Faivre, 591 Curitiba PR
Abertura: 26 de junho de 2010 às 10:30h
Exposição de 26 de junho a 28 de agosto de 2010

segunda a sexta, das 11 às 20h
www.casadaimagem.com.br
Convite Virtual

---------------------------

:: Exposição
Projeto Som e Fúria – Renata Pedrosa
Artista selecionada no Programa Exposições 2010.
Marp: Museu de Arte de Ribeirão Preto
Rua Barão do Amazonas, 323 Ribeirão Preto SP

Abertura: 11 de Junho de 2010 - sexta-feira às 20:30h
De 12 de junho a 11 de julho de 2010

Horários
Terça a Sexta: das 09:00h às 18:00h
Sábados, Domingos e Feriados: das 12:00h às 18:00h
Convite Virtual

---------------------------

:: Exposição
Marcelo Solá
Galeria Laura Alvin
Av. Vieira Souto, 176 Ipanema

Ipanema - Rio de Janeiro RJ
Inauguração: 16 de Junho de 2010 - quarta-feira às 19h
De 17 de Junho a 01 de Agosto de 2010

Curadoria da Programação: Ligia Canungia
Horários

Terça a Domingo: das 13:00h às 21:00h
Convite Virtual

---------------------------




:: Exposição
"
Tecido Social"
Rosana Paulino -
www.issuu.com/rosanapaulino
"Lugar do Quase Hoje"
Mônica Rubinho -
www.issuu.com/monicainart
Galeria Virgilio
Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426 Pinheiros, São Paulo - SP

Abertura: 11 de Maio de 2010 às 20h
Visitação até 05 de Junho 2010
Horários
Segunda e Sexta: das 10:00h às 19:00h
Sábado: das 12:00h às 17:00h

Convite Virtual

Calendar < older